segunda-feira, 11 de abril de 2011

Aprendendo com Jesus...



Os filhos e as filhas de Aba devem ser as pessoas menos julgadoras. Devem ter a fama de se darem bem com os pecadores.
Lembra-se da passagem de Mateus em que Jesus diz:
"...sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês" (5:48)? Em Lucas, o mesmo versículo é traduzido: "Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso" (6:36). Estudiosos da Bíblia afirmam que as duas palavras, perfeito e misericordioso, podem ser reduzidas à mesma realidade. Conclusão: seguir Jesus em seu ministério de compaixão precisamente define o significado bíblico de ser perfeito como o Pai celestial é perfeito.
Minha identidade como filho de Aba não é uma abstração, nem um malabarismo de religiosidade. É  a verdade central da minha existência. Viver na sabedoria que decorre da ternura de ser aceito profundamente influi na minha percepção da realidade, no modo que respondo às pessoas e às situações da vida delas.
Como trato meus irmãos e irmãs dia após dia, sejam eles arianos, africanos, asiáticos ou latinos; como reajo aos bêbados sem-teto nas nossas ruas, cicatrizados pelo pecado; como respondo às interrupções das pessoas com quem antipatizo; como lido com pessoas comuns em sua incredulidade comum, num dia comum , falará a verdade de quem sou mais pungentemente do que o rótulo pró-vida no pára-choque do meu carro.
A vida misericordiosa não é nem uma boa vontade sem esmero para com o mundo, nem a praga que Robert Wicks chamou de "simpatia crônica". O caminho da ternura evita o fanatismo cego. Em vez disso, procura enxergar com clareza penetrante. A compaixão de Deus em nossos corações nos abre os olhos para o valor singular de cada pessoa. "O outro é também o nosso 'nós'; e devemos amar a esse 'nós' em seu pecado como fomos amados em nosso pecado."
Essa é a luta incessante de toda a vida. É o processo longo e doloroso de me tornar como Cristo no modo em que escolho pensar, falar, e viver a cada dia. "O amor de Deus não é um amor condicional; é um entregar-se de coração aberto, generoso, que Deus oferece aos homens. Quem se dedica a limitar a operação do amor de Deus... não entendeu nada."

Por Brennan Manning.

Um comentário:

  1. First rsrsrsrs
    Gostei muito do layout e também desse primeiro post Carol, as vezes me indago de como devo me comportar em determinadas situações, devo confessar que as vezes acabo esquecendo de olhar esse grande exemplo e referencial que encontramos na pessoa de Jesus.
    Parabéns pelo blog
    Paz
    :D

    ResponderExcluir